sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

EDU E TRANSFORMAÇÕES - SAÚDE


TEMA: SAÚDE

Apresentação


Sub-Tema: Dengue

Projeto: Semana de conscientização, prevenção e erradicação da dengue: o 8º ano na luta contra a dengue.

O tema transversal "Saúde" não deve ser entendido apenas como a ausência da doença. De fato, a própria definição de “saúde” envolve uma série de conceitos um pouco mais complexos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o termo deve ser definido como "o estado de completo bem-estar físico, mental e social" (OMS, 1948). Assim, não é difícil perceber que a Escola exerce um papel protagonista para a construção da chamada “saúde plena” dentro da sociedade, uma vez que a escola se estabelece como um agente proliferador de conhecimento.

Dentro desse contexto, a opção pelo sub-tema Dengue é bastante interessante, uma vez que se trata de uma epidemia real – e não um modelo “importado” – que assola a população do Estado do Rio de Janeiro anualmente, com mortos na casa das centenas e infectados na dos milhares.

Desse modo, um projeto que permita trabalhar a prevenção da dengue de modo algum pode se limitar a disciplinas “científicas”, mas sim se estabelecer como um trabalho interdisciplinar, que englobe, se não a escola como um todo, pelo menos os professores de um mesmo ano.




Metodologia


Durante 2 semanas, serão desenvolvidas atividades extra-classe envolvendo as disciplinas de Geografia, Biologia, Matemática, Inglês e História.

Na primeira semana, cada disciplina irá trabalhar o tema “dengue” dentro do contexto de sua própria matéria curricular, além da feitura de trabalhos passíveis de serem expostos, sejam cartazes ou experimentos. Desse modo, os primeiros cinco dias terão um caráter introdutório, preparando o 8º ano para as atividades a serem desenvolvidas durante a segunda semana.

Os cinco dias finais do projeto, portanto, se destinam a exposição e apresentação do projeto para o coro não participativo do mesmo, ou seja, 5º, 6º e 9º anos.
O projeto preza pelo caráter de conscientização acerca do importante papel da população na prevenção da doença, enquanto ator de importante atuação no combate à disseminação do vetor – o mosquito Aedes aegypt – da Dengue. Objetiva-se assim a propagação de informações sobre a doença – vetores, modo de transmissão, aspectos clínicos, diagnóstico, medidas de controle, tipos de Dengue, etc. – e estimulem a participação ativa no combate ao mosquito Aedes aegypt.

Etapas do Projeto

1. “Abertura” do Projeto: Palestra sobre a Dengue:

No auditório da escola será ministrada a palestra ”Dengue: aspectos epistemológicos, diagnósticos, tratamento e prevenção” com duração de 20 minutos e a exibição do filme “Dengue”, produzido pela Fiocruz e Discovery Chanel, com a duração de 2 minutos e 54 segundos. Ao final da palestra os alunos receberam a cartilha sobre a Dengue do Ministério da Saúde.

Duração: aproximadamente 30 minutos.
Obs.: Apesar do projeto se destinar somente ao 8º ano do Ensino Fundamental, dada a relevância da temática, essa palestra deveria ser ministrada a todo coro escolar.

2. A segunda etapa do projeto ocorrerá logo após a apresentação da palestra, agora visando somente ao publico alvo destinado o projeto, ou seja, ao 8º ano.
Esta etapa será desenvolvida em sala de aula utilizando-se a carga horária, conforme dito antes, destinada a elaboração do projeto. Cada disciplina deverá apresentar um produto final para ser exposto na terceira etapa do projeto.
Duração: do 1º ao 5º dia (durantes os tempos destinados ao projeto em cada disciplina).

Obs.: É de responsabilidade de cada disciplina envolvida (individualmente, porém também no coletivo, no tocante a transdiciplinariedade) a participação e concretização do projeto em voga.

3. Exposição: Semana de conscientização, prevenção e erradicação da Dengue: o 8º ano na luta contra a Dengue:

Durante o prazo de cinco dias letivos os trabalhos confeccionados na semana anterior, serão expostos para o publico escolar. Eles serão dispostos por áreas estratégicas do colégio, de forma que se permita uma visualização e contemplação por toda comunidade escolar.

Ainda durante a semana de exposição, os alunos do 8º ano participantes do projeto serão responsáveis por ministrarem uma palestra (cuja duração é de 5 min.) individualmente a cada turma do colégio, de forma a comunicarem a importância da mobilização da comunidade no combate ao mosquito difusor da Dengue.
Duração: 5 dias





Planos de aula:

GEOGRAFIA:

Dentro do conteúdo sobre a urbanização da América Latina, serão trabalhados justamente os processos que levaram a formação do espaço urbano atual no continente, e porque nossas cidades são tão vulneráveis a esse tipo de epidemia. Para permitir uma compreensão mais acurada pelo aluno, se estabelece um paralelo com o processo de urbanização dos chamados países desenvolvidos.

Dialogando com o projeto será dado um enfoque no caráter excludente da urbanização latino-americana, obviamente enfatizando o surgimento e permanência da Dengue e como os espaços que propiciam a proliferação do mosquito Aedes aegypt.
Como avaliação da disciplina, será realizada um projeto de pesquisa, aonde os alunos deverão trazer imagens e recortes de jornais e revistas, assim como material para confecção de cartazes, tais como papel pardo e canetas coloridas.
De fato, a atividade é focada na produção de cartazes que demonstrem o caráter excludente da urbanização da América Latina, tendo como exemplo a cidade do Rio de Janeiro e a disseminação de epidemias de Dengue nos últimos anos. Os devidos cartazes deverão ser apresentados e explicados à professora ao final de sua confecção. Para tanto serão destinados 20 minutos para a confecção dos cartazes e 5 minutos de apresentação para cada grupo.

Além disso, será pedido para cada aluno a produção de um texto sobre a temática: A Urbanização Excludente e a Dengue, como um dever de casa.

Obs.: Os alunos deverão se articular de forma que na próxima aula seja somente necessária a montagem do cartaz em sala. Os cartazes deverão conter imagens e o mínimo possível de textos.


BIOLOGIA

A temática central de Biologia no 8º ano é o corpo humano. Dentro desse contexto, é praticamente inevitável trabalhar o tema transversal saúde. Assim, o sub-tema dengue seria trabalhado dentro das aulas normais sobre os sistemas circulatório e imune.

Justificativa:

- Uma vez inoculado no corpo humano, o vírus da dengue passa por um período de incubação, que pode durar de 4 a 7 dias, se prolifera no baço, fígado e sistema linfático. Após esse período, o vírus retorna a corrente sanguínea, aonde irá infectar diretamente as plaquetas. Além disso, também irá infectar a medula óssea atrapalhando a formação de novas plaquetas.

- Utilizando a dinâmica da doença, é possível trabalhar os diferentes elementos do sistema circulatório – tanto sanguíneo quanto linfático – indicando sua função e importância a partir de um quadro clínico caracterizado pela sua deficiência. Do mesmo modo, é possível trabalhar o sistema imune e como seus diferentes fatores agem durante o combate a uma infecção viral desse porte.


Plano de aula:

Uma vez que o sub-tema dengue será trabalhado de forma concomitante a matéria curricular, serão utilizadas as 3 ~ 4 aulas necessárias para os assuntos em questão – sistemas circulatório e imune. Entretanto, dependendo do interesse da turma, é possível realizar um trabalho paralelo abordando a profilaxia da doença, inclusive com a possibilidade de aumentar a nota final do(s) aluno(s) que apresentarem um resultado satisfatório. Esse trabalho paralelo não teria um caráter obrigatório, sendo sua feitura plenamente optativa por parte do aluno. Assim, ele envolveria um momento de pesquisa, aonde o(s) aluno(s) buscaria(m) informações sobre como combater a dengue e um segundo momento de aplicação prática em sua casa e, se possível, vizinhança. Portanto, como resultado satisfatório entende-se a qualidade do material obtido por meio de pesquisa pessoal e aplicação desse conhecimento em sua vida cotidiana.

Dependendo da viabilidade da(s) turma(s) e suas vontades pessoais, seria possível realizar um tipo de mutirão no entorno do colégio aos fins de semana, nos quais os alunos, monitorados pelo(s) professor(es), iriam de porta em porta averiguando se os moradores mantém focos para proliferação do mosquito.

Em relação aos conhecimentos obtidos em aula, a avaliação se daria na própria prova normal do colégio, com questões que relacionassem doenças e, principalmente, seus sintomas e que sistemas corporais estariam sendo afetados, obviamente justificando a resposta dentro da matéria dada em sala.


MATEMÁTICA:

Trabalhar com os alunos, problemas de função de primeiro grau (que mais tarde eles utilizarão em vários problemas de física), mas relacionadas ao tema dengue, como por exemplo, se um carro fumacê demora 2hs pra passar por 40km, quanto tempo demorará para andar 100km e com esses problemas aproveitar para falar sobre as unidades de medida, que também será utilizado bastante posteriormente em física.
Como forma de avaliação, será observará se os alunos estão conseguindo solucionar os problemas propostos e também conversará com eles sobre o problema da temática dengue, trazendo um tempo para que eles tirem suas dúvidas e perguntem.


INGLÊS:

Ao trabalhar os verbos modais (Must, Should), seria trabalhado um texto do NY Times, apresentando o vocabulário usado. Para aprimorar o vocabulário oral, haveria uma breve discussão em inglês, usando os tempos verbais que os alunos já tiverem aprendido. Esse tipo de trabalho se mostra interessante, uma vez que esses verbos modais trazem consigo, implícitas em suas definições, as idéias de dever e obrigação.
Como avaliação seria pedido a feitura de um texto para a aula seguinte com a temática: "Dengue, como solucionar este problema?" (Dengue, How to solve this problem?)

HISTÓRIA:

. Aula expositiva sobre o combate da epidemia de febre amarela e varíola no Segundo Reinado do Império do Brasil e no início do período republicano;

. Como atividade extra-classe, exibir de trechos do filme que retrata a Revolta da Vacina. Explicar o que foram as medidas sanitárias do médico Oswaldo Cruz;

. Elaboração de questões que sirvam para fixar o papel do Estado no combate as epidemias, e onde entra o papel do indivíduo (cidadãos) na importância deste combate e da prevenção.


Grupo


André Freire (História)
Dayane Vidal (Geografia)
José Henrique Mello (Biologia)
Karenina Nascimento (Português/Inglês)
Luana Freire (Física)
Rafaela Chaves (Biologia)
Renato Assad (História)

AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

O grupo apresentou não apenas um plano de aula, mas um projeto pedagógico extremamente interessante e bem estruturado. Em seu desenvolvimento, ainda que o tópico sobre avaliação não esteja destacado, percebemos a intenção de acompanhamento avaliativo em todas as etapas dos planos de aula. As diferentes disciplinas encontraram um meio eficaz de abordar o tema da dengue – assunto muito relevante no cenário do Rio de Janeiro. Pensemos, para a próxima etapa, em expandir esse projeto para as demais disciplinas, chamando a atenção dos alunos para a necessidade da responsabilidade social, isto é, instigando a reflexão sobre o papel que cabe a cada ator social para a manutenção/ ou aprimoramento dos laços de solidariedade (conceito durkheimiano a ser trabalhado na próxima aula).

Nenhum comentário: