domingo, 4 de janeiro de 2009

EDU E TRANSFORMAÇÕES - ÉTICA


TEMA: ÉTICA

Apresentação


A idéia central desse projeto é envolver os alunos em um trabalho de conscientização sobre um assunto que inspira cuidados, prevenindo mostrando aos mesmos que as drogas geram um vício ou dependência que, não é só maléfico para a saúde do nosso organismo, mas também para uma boa convivência na sociedade, mesmo depois de recuperado. Pois, numa sociedade que encara as drogas como um tabu, o diálogo, mesmo dentro da família, é quase exíguo, e a sociedade não admite uma transgressão das normas da boa convivência, assim a própria família exclui o dependente do seu grupo social.

Pois dessa maneira, tentamos evitar uma possível evasão escolar por um alto índice de adolescentes que se envolvem com drogas, e ainda pior, com o tráfico de drogas, principalmente, em áreas carentes, assim como a área que esta escola está localizada.

O papel da escola não é o de educar, mas, de mostrar e criar alternativas para que os alunos tenham discernimento e consigam perceber o que é certo ou errado, perante as normas da sociedade e dos bons costumes, não sendo um transgressor. Assim este projeto pretende mostrar que as drogas estão próximas de qualquer um (quer seja uma pessoa de alto nível socioeconômico ou não), porém, não podemos nos deixar influenciar por essa “onda” que pode ser um caminho sem volta. Se desde o início de nossa formação (ensino fundamental) tivermos consciência das normas, regras, da sociedade, da importância da família, mesmo que não completamente estruturada poderemos ter, no mínimo, uma alternativa a mais em nossa vida.





1- DROGAS: breve histórico

Intitulamos “droga” qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc., desde um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro, e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente.

As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.

2 - EXISTEM DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS:

As drogas lícitas são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem algum problema. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade. São consideradas drogas lícitas qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos, anabolizantes e outros.

As drogas permitidas por lei são as mais consumidas e as que mais resultam em fatalidades diárias, já que através das alterações realizadas no organismo um indivíduo perde o controle e acaba por fazer coisas que no normal não seriam feitas. Além disso, o organismo tende a ficar mais preguiçoso já que as drogas lícitas relaxam o organismo de forma exagerada.

Drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura. Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.

São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras. Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades. Dentre as conseqüências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final. As demais conseqüências são: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disforia, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão.

3- O QUE LEVA UMA PESSOA A USAR DROGAS?

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.

É importante esclarecer que a dependência das drogas é tratável, ou seja, através do auxílio médico e familiar uma pessoa pode deixar o vício e voltar a ter uma vida normal sem que necessite depositar substâncias que criam falsas necessidades no organismo e impedindo que o rendimento do organismo seja comprometido.

Deve-se analisar o comportamento do usuário como um membro da sociedade, que, não estando no seu estado normal, o mesmo passa a não coordenar suas ações e assim pode cometer crimes e atrocidades condenadas pela sociedade e pelas leis do Estado.

Ainda sim, o indivíduo que busca um tratamento, como supra citado, também pode ser alvo de preconceito por ser um ex-drogado e com isso passa a ter dificuldades em sua recuperação e sendo um caso notório, dificuldades em sua inserção no seio da sociedade. Isso explica o anonimato de ex-drogados (em sua maioria) nos depoimentos na mídia.
4- PRINCIPAIS EFEITOS FISIOLÓGICOS

Nosso corpo necessita de sensações que nos levam ao prazer, nosso cérebro é quem comanda esta dependência através dos neurotransmissores. O consumo de alguns alimentos, como chocolate e café, estimulam a produção de serotonina, que é um neurotransmissor cerebral responsável pela sensação de prazer e felicidade. Para se ter uma idéia, devido aos efeitos benéficos, estes alimentos são muito consumidos e, dependendo da freqüência de consumo, podem chegar até a viciar uma pessoa sensível.

Até aí tudo bem, o problema começou quando surgiram substâncias perigosas: as drogas. Elas possuem praticamente o mesmo princípio ativo de alguns alimentos, por exemplo: o chocolate que tem Anandamida, um tipo de gordura que ativa os mesmos receptores químicos cerebrais envolvidos no consumo da maconha.

A Anandamida é um análogo do princípio ativo da maconha, tem funções no sistema nervoso e no sistema imune (defesa do organismo). Este tipo de substância age no mecanismo do cérebro para nos fazer cair na armadilha dos entorpecentes. Daí para frente todas as fontes de prazer deixam de ter a mesma importância e só o consumo do entorpecente passa a ser agradável, ou seja, as substâncias químicas encontradas nas drogas além de serem prejudiciais nos dão prazer, imitando as moléculas que nosso cérebro precisa. São diversas as substâncias que causam essa deturpação: álcool, nicotina, maconha, cocaína, entre outras.
5- AÇÃO DAS DROGAS NO SISTEMA NERVOSO
A medicina define droga como sendo qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. As drogas são classificadas como depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do Sistema Nervoso Central (SNC). As depressoras da atividade do SNC são as que diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo "desligado". Entre as drogas desse tipo estão o álcool, os medicamentos barbitúricos (promovem o sono) e os ansiolíticos (calmantes), inalantes ou solventes (colas, tintas, removedores).
As substâncias que aumentam a atividade do cérebro, ou seja, estimulam o funcionamento fazendo com a pessoa fique "ligada", "elétrica" são as estimulantes do SNC. As principais são as anfetaminas, nicotina e cocaína. O terceiro grupo é constituído pelas drogas que agem modificando qualitativamente a atividade do cérebro. As drogas perturbadoras, tais como a maconha e os anticolinérgicos, fazem com que o cérebro funcione fora do seu padrão normal. As alterações cerebrais e os prejuízos no funcionamento do organismo são específicos para cada droga.
Fonte: Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas - CEBRID.Levantamento Nacional Domiciliar sobre o Uso de Drogas, nas 107 maiores cidades brasileiras.
Líria Alves,Brasil escola

* EXPLANAÇÃO DO ASSUNTO EM SALA DE AULA

O breve histórico acima citado será explicado nas primeiras aulas para em seguida, começar a abordagem teórica sobre a vida em sociedade de pessoas que usam drogas. Nessa segunda parte, começaremos da seguinte maneira:
O homem vive em sociedade, e nessa convivência com homens cabe-lhe pensar e responder a seguinte pergunta:
Como devo agir perante os outros?
Essa é a questão central da Moral e da Ética, tema que será abordado nesse projeto.
A ética é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral. Por isso, inicialmente esse tema será abordado em sala de aula de maneira expositiva para explicar os alunos o tema proposto. Em seguida, ainda de maneira expositiva, relacionaremos o tema ética com o subtema drogas para discutirmos o estilo de vida das pessoas que usam drogas ilícitas, o qual foge às regras morais da sociedade.
Assim, docentes e discentes pensarão juntos os motivos que levam uma pessoa a entrar no mundo das drogas, as conseqüências da droga na vida de uma pessoa e na sociedade como um todo, e o sofrimento da família de um drogado.


METODOLOGIA


O projeto será aplicado no primeiro mês de aula, após as férias escolares. Pois, nesse período estaremos no verão e esse projeto vai estimular os alunos a retornarem às aulas com mais ânimo.

Ao todo serão quatro aulas, de três tempos cada, sendo que a primeira aula será voltada pra a explanação teórica do assunto (drogas), feita por um profissional da área da saúde. Na segunda aula, o professor de Filosofia aborda o tema ética valorizando a moral existente dentro de uma sociedade como a nossa. Em seguida, ainda na mesma aula, haverá a confecção de painéis e pôsteres com os recortes de jornais e revistas sobre o assunto (a criatividade contará muito nesta etapa), que poderá ser dividido em duas partes: uma com a exposição da decadência física e social dos dependentes e outras com a recuperação dos drogados e sua dificuldade de inserção na sociedade. A última etapa será a apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar com a exposição dos painéis e a explanação feita pelos alunos.

Nesta atividade o material utilizado será recorte de jornais e revistas, cartolina, papel quarenta quilos, cola, tesoura, pincel anatômico colorido.

AVALIAÇÃO

Será aplicada nas duas últimas aulas e pode ser feita em duas etapas: uma primeira etapa os alunos envolvidos no projeto irão responder a questões subjetivas referentes ao assunto; numa segunda, os mesmos irão fazer uma redação relatando a dificuldade do drogado assumir sua dependência e como os recuperados sofrem para serem aceitos na sociedade.

A partir daí tem-se uma nota ou conceito dos mesmos, porém não devemos esquecer que a participação dos alunos, na confecção do projeto (obtenção dos recortes, colagem, montagem etc), também será avaliado.

Grupo:

Cláudio Goulart
Fabíola de Paulo C. Kruger

AVALIAÇÃO DO PROFESSOR


A forma como a dupla conduziu o tema parece bastante eficaz, gerando um caráter de interdisciplinaridade que acrescenta e muito ao assunto. Para as próximas etapas, sugiro que pensemos numa forma de conhecer, entre os alunos, as opiniões, anseios, medos e outras percepções sobre o tema, cuidando de dar voz ao nosso interlocutor não apenas na avaliação, mas também na elaboração do processo. De que forma os demais professores, de outras disciplinas, podem colaborar para a execução dos objetivos contidos neste plano de aula? Parabéns à dupla!

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