domingo, 4 de janeiro de 2009

ELETIVA SOCIOLOGIA - ORIENTAÇÃO SEXUAL


ORIENTAÇÃO SEXUAL


Apresentação


A temática sobre orientação sexual é respaldada por sua importância para que se possa ampliar a discussão sobre sexualidade no ambiente escolar a fim de promover o esclarecimento dos alunos e professores sobre o tema, objetivando a quebra de preconceitos e discriminação sexual, além de sensibilizá-los para uma construção das vivências afetivas e sexuais nas diversas etapas da vida.

Orientação sexual engloba questões como: o papel social do homem e da mulher, o respeito por si e pelo outro, as discriminações e os estereótipos atribuídos e vivenciados em seus relacionamentos, o avanço da AIDS e da gravidez indesejada na adolescência, entre outros, que são problemas atuais e preocupantes.

Mediante a tantas vertentes, optamos por trabalhar com o sub-tema corpo e padrões estéticos, pois é notório o conflito com as mudanças no corpo na fase da adolescência, uma vez que a criança não é orientada neste período marcado de transformações, acaba por gerar conflitos que refletem não somente a questão do físico, mas também, em relação aos sentimentos, pois cada sujeito se expressa com singularidade, cada um reage de uma forma.

Pelo fato dessa questão ser pouco abordada, é importante falarmos sobre o reconhecimento do corpo e das divergentes opiniões que a sociedade tem sobre a questão da opção sexual de cada indivíduo, reconhecer as opiniões dos alunos, dentro da sala de aula, pois quando não há uma orientação, estes acabam ofendendo aqueles que possuem uma opção sexual diferente daquela imposta pela sociedade.



Metodologia


Apresentar a proposta que será trabalhada, envolvendo a comunidade escolar (pais, alunos e professores) na discussão do tema; (uma tarde inteira de debates e palestras com vários stands promovendo interação e esclarecendo todas as dúvidas com ajuda de profissionais.).

Vídeos e depoimentos (de até 45 minutos).

Duração: uma vez por semana, durante um mês.


Avaliação


O método avaliativo para o tema seria a elaboração de uma redação, uma vez que o aluno não se expõe tanto como ocorre em seminários. Nessa faixa etária, é muito complicado um aluno expor idéias e opiniões, inclusive, perante colegas de mesma idade. Com isso, avaliaremos o que os alunos aprenderam através do que eles escreveram, observando se eles conseguiram compreender a importância dessas transformações que, principalmente, o cuidado que se deve ter com o corpo.


Grupo:

Joana Ribeiro
Ester Lopes
Gisele
Renata Campos
Sabrina
Aline Candido
Claudia Arruda
Cinthia Bastos


AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

O plano de aula aqui sugerido precisa atentar para alguns pontos fundamentais contidos no tema transversal ‘orientação sexual’.

1) Em primeiro lugar, em se tratando de conhecimento sobre o próprio corpo é necessário estabelecer as diferenças entre o ato de reconhecer e a prática de respeitar aquilo que se está conhecendo.

2) A abordagem teórica apresentada pelo grupo não esclarece a maneira como esta dinâmica pretende ser abordada.

3) A escolha dos sub-temas ‘corpo e padrões estéticos’ é coerente com o tema transversal, mas não explicita as intenções práticas de seu tratamento.

4) Que tipos de conceitos serão trabalhados? Qual o foco do plano de aula? Bulimia? Anorexia? Estilos visuais? Preconceitos? Tendências transgressoras de gênero?

5) Quando o grupo fala em stands e palestras que aspectos da temática serão abordados? O que contém esses stands? Quais os temas das palestras?

6) Por último, como os pais, os alunos e a comunidade serão convencidos a participar dessas tardes instrutivas?


PS. O GRUPO NÃO CITOU OS NOMES DOS COMPONENTES NO TRABALHO ENVIADO. ESTOU SUPONDO QUE O TRABALHO PERTENÇA ÀQUELES QUE CONSTAM NA LISTA ENTREGUE EM SALA.

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