terça-feira, 20 de janeiro de 2009

TRABALHOS TURMA 4 - PARTE 1 (SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO)


TEMA: PLURALIDADE CULTURAL


APRESENTAÇÃO

TEMA: A Sistematização das drogas no Rio de Janeiro.

CONTEÚDO: Pluralidade Cultural

DISCIPLINAS ABORDADAS: História e Geografia

ANO: 8º ANO / Ensino Público

DURAÇÃO: 50 minutos.

OBJETIVOS:


ü Identificar que as drogas estão presentes em todas as classes sociais, porém de formas diferenciadas.
ü Promover a compreensão do “sistema das drogas” e sua ideologia de forma que leve os alunos a criticarem a alienação e a mais-valia no “mundo das drogas”, de maneira implícita, utilizando a linguagem dos alunos.
ü Cultivar o espírito pacífico em relação aos usuários de drogas, não discriminando-os.
ü Reconhecer que por mais que as drogas seduzam os jovens com a falsa sensação de bem- estar e liberdade, todavia fazem mal à saúde e alimentam a violência.


INTRODUÇÃO:

O planejamento desta aula tem como intuito a abordagem dos temas transversais do PCN (Pluralidade Cultural) dentro das disciplinas de História e Geografia, utilizando as idéias Marxistas para desenvolver os conceitos de alienação, ideologia e mais-valia, dentro da diversidade cultural do mundo das drogas.

METODOLOGIA

Com base no filme assistido na aula anterior (ZONA DO CRIME -



Sinopse- Cidade do México, México. Alejandro (Daniel Tovar) é um adolescente que vive em La Zona, um condomínio fechado protegido por guardas particulares. No dia de seu aniversário três jovens de uma favela vizinha invadem o local, para assaltar uma das casas. Durante o assalto eles matam uma mulher, mas a empregada consegue fugir e avisa a segurança. Os guardas reagem e matam dois dos invasores, mas Miguel (Alan Chávez) consegue escapar. Logo em seguida um grupo de moradores se reúne na casa de Alejandro, onde fica decidido que nada será dito às autoridades e que eles próprios procurarão o 3º invasor pela propriedade do condomínio.)

e com as perguntas geradas na Dinâmica da caixa (os alunos colocam suas perguntas sobre o assunto “drogas” anonimamente dentro de uma caixa), nesta aula serão respondidas as perguntas de forma aberta ao debate, mostrando aos alunos que as drogas estão presentes em todas as classes sociais, porém de forma diferenciada, sem discriminação de etnia, classe social, gênero, etc. (DURAÇÃO: 30MIN.)

Ao final da aula, os alunos montarão uma ficha com a criação de um personagem fictício e a problematização de uma droga envolvendo o local onde este personagem mora e o tipo de droga que consome.


A partir das perguntas feitas pelos alunos na aula anterior na dinâmica da caixa, será feita uma aula expositiva e posteriormente será aberto ao debate. Após, será feita a proposta da criação de uma ficha na qual eles irão desenvolver um personagem fictício.


AVALIAÇÃO

Através das fichas elaboradas na aula, os alunos trocarão as mesmas entre si e farão uma carta ao personagem criado pelo outro aluno, argumentando o porquê este deve abandonar as drogas, tendo como pano de fundo o lugar onde esse personagem reside e o tipo de droga que ele consome para estruturar sua argumentação. Este trabalho será entregue na próxima aula.


Grupo:



MARCELA MARQUES – 2008.1.00524.11
MARIA RAFAELA TELLES – 2008.1.00641.11
MAYARA MERLIN - 2008.1.01379.11
MIRIAM CESÁRIO – 2008.1.00335.11
NATHÁLIA CHIANELLO – 2008.1.01569.11
NATHÁLIA ROCHA - 2008.1.01873.11
NÍVIA CURSINO - 2008.1.01623.11
PAULA RIBEIRO - 2008.1.01347.11
RAQUEL MONTEIRO - 2008.1.01347.11
RENATA OLIVEIRA – 2008.1.02238.11

AVALIAÇÃO DO PROFESSOR


O plano de aula apresentado não esclarece os procedimentos escolhidos pelo grupo para dar conta do tema transversal proposto. Não se trata de levar adiante uma campanha contra o uso das drogas (não estamos aqui trabalhando o tema transversal ‘saúde’), mas sim estudar uma maneira de promover a integração ente indivíduos usuários de drogas e os não usuários. Alertar sobre os perigos das drogas lícitas e ilícitas é importante, mas o foco do plano de aula de vocês nunca foi esse. Deve-se também tomar cuidado com os juízos de valor, como aquele que relaciona drogas à violência. Se a proposta do grupo é falar de pluralidade cultural em sala de aula, esse tipo de abordagem tende a segregar os alunos entre usuários e não usuários. Atenção à redação do plano: havia uma estrutura dividida em três partes que não foi seguida. O que está aqui publicado foi reformatado por mim.




TEMA: SAÚDE


APRESENTAÇÃO

Será trabalhado o tema transversal Saúde, com o sub-tema: Traumas e alterações emocionais causados pela violência – defesas possíveis para preservar a saúde.

Busca-se tratar a saúde em seu aspecto emocional, psicológico, que afeta a área de aprendizagem, e também a saúde física, influenciando toda a vida do indivíduo e suas relações sociais.

Objetivos

►Estimular no aluno a observação e reflexão sobre a maneira como a sua realidade social interfere na sua vida e saúde, enfocando a questão da violência e suas conseqüências na saúde emocional;

►Levar o aluno a se observar e observar o outro, para que perceba seus sentimentos e atitudes, a partir dessas experiências de violência;

►Fazer com que o individuo consiga colocar-se no lugar e situação social de seu colega de sala, percebendo assim como ele sente-se em relação a outra realidade;

►Instrumentalizar o aluno para que se perceba como ator social capaz de transformar sua própria realidade, sendo protagonista da sua história, e encontrando alternativas para minimizar os efeitos negativos gerados pela sua realidade social;


METODOLOGIA

●Mostrar vídeo (youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=jaP4fsHq9S4), sobre as crianças palestinas na guerra entre palestinos e israelenses, abordando rapidamente sobre a situação e suas vítimas.

●Mostrar vídeo (youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=MXU4Ph9zZWQ ), sobre as condições da favela ao som do funk: “Eu só quero é ser feliz”. Comentar sobre a violência nas comunidades do Rio de janeiro e fazer um breve paralelo com a guerra na Faixa de gaza, a partir dos efeitos da violência na vida das crianças e jovens; fazendo com que os alunos percebam a semelhança entre eles.

●Pedir que os alunos listem, em uma folha de papel ofício, os sentimentos que vivenciam a partir dessas situações, pensando em como isso influencia em sua vida cotidiana e até mesmo sua aprendizagem na escola.

●Abrir um debate orientado para ouvir e sondar opiniões dos alunos.

●Organizar duplas e fazer a seguinte dinâmica: um aluno vai pegar a lista feita anteriormente pelo outro e vai pensar em formas (atividades) que previnam, amenizem ou melhorem aqueles sentimentos negativos sentidos pelo colega.

●Abrir outro debate e listar no quadro negro as soluções encontradas.

●Neste momento o professor deve interferir mais ativamente e orientar os alunos, criando sempre mais opções e estimulando os alunos a criarem também. O professor deve mostrar a importância:

-das relações sociais (pessoas com as quais conversar, problematizar, buscar ajuda e soluções para problemas cotidianos);
- da necessidade de reflexão sobre a realidade e as suas escolhas (objetivos, metas);
- das atividades culturais, esportivas e sociais (participar de grupos que tenham projetos de mudanças sociais, expressão através da arte, crescimento através do esporte);
- busca de interação maior dentro do ambiente escolar, tanto com colegas, como com professores e equipe pedagógica ( que pode estabelecer relações de troca e ajuda psicológica);
- busca também, sempre que possível, de um ambiente familiar mais harmônico e tranqüilo, onde as pessoas se respeitam e se ajudam;

●O professor deve partir das informações dos alunos para aprofundar as alternativas e buscar soluções as mais próximas do cotidiano deles, ou seja, atitudes possíveis e nunca utópicas. Inclusive se informando de programas sociais que já existem na comunidade local.

●Ao final, será proposta uma atividade para ser feita em casa e trazida na próxima aula para análise e debate posterior. Os alunos deverão fazer uma paródia, poesia ou desenho, expressando, através da arte, as formas que eles concluíram ser mais adequadas para preservar, explorar e expressar a saúde emocional.

AVALIAÇÃO


Será feita através da observação direta com a participação nos debates, na dinâmica proposta e no trabalho de arte que será apresentado, buscando perceber o que de fato os alunos apreenderam para suas vidas e a partir dos resultados, traçar novas estratégias, se necessário, para abordar o tema.


Grupo:


Luiza Martins
Marcele dos Prazeres
Pedro Pestana
Raphael Costa Machado
Simone Barbosa
Stella Patrícia Saramago


AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

Excelente plano de aula.



TEMA: MEIO AMBIENTE


APRESENTAÇÃO


Tema: Ordem significa progresso? Duração: 50 minutosPúblico-alvo: Alunos da 7ªSérie/8º ano do Ensino Fundamental

Objetivo Geral


Contribuir para a formação crítica dos alunos, despertando, nos mesmos, interesse para atuar na realidade sócio-ambiental de modo a entender a realidade local e global.



Objetivos Específicos



•Entender que Meio Ambiente envolve não apenas fauna e flora, mas sim, toda a realidade circundante do sujeito;
•Reconhecer-se como sujeito atuante e modificador do seu meio;
•Repensar maneiras de como pôr em prática sua capacidade de atuação através de informações, explicações e discussões concretas.


METODOLOGIA

•Apresentação do tema com base em algumas orientações dadas pelas PCN’s (Meio Ambiente);
•Motivação através de perguntas sobre a opinião dos alunos a respeito do que é Meio Ambiente;
•Abordar os alunos, através de perguntas, se os mesmos já ouviram falar sobre o "Choque de Ordem" e se esta realidade está presente no meio em que eles vivem (favorecer um ambiente de discussão);
•Apresentação de reportagens e explicações sobre o que há de comum entre as mesmas e o tema trabalhado;
•Divisão de grupos, onde cada qual deverá estabelecer semelhanças, diferenças e questionamentos sobre as reportagens associadas às suas realidades;
•Apresentação da opinião do grupo e exposição do tema através de desenhos que retratem o que foi pensado pelos grupos;
•Exposição dos trabalhos em forma de “ateliê”.
Recursos
•Notícias de jornais;•Cartolina;•Lápis, hidrocor;•Tesoura;•Cola;•Slides.


AVALIAÇÃO

•Participação dos alunos durante a aula;•Participação em grupo;•Apresentação das idéias concretas dos grupos.


Grupo:

Geane Cristina Silva Oliveira


Luciana Santos de Almeida


Moysés Marques Medeiros


Rafaela Aparecida A. S. de Souza


Rogério Lúcio de Oliveira Góes


Tamires Cordeiro Teles da Silva



AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

A proposta é interessante. Falta elucidar melhor a relação entre o eixo temático (choque de ordem) e o tema transversal (meio ambiente).


TEMA: ÉTICA


APRESENTAÇÃO

Objetivos

- Colaborar para o desenvolvimento do senso crítico e de competências, como o respeito e a tolerância, para lidar com a diversidade e os conflitos de idéias. Identificar a influência das religiões ou crenças nas relações do sujeito consigo e com a sociedade.



METODOLOGIA

Será proposto um debate em sala de aula, embasado por uma pesquisa sobre a pluralidade cultural e religiosa, feita anteriormente. O trabalho foi feito por cinco ou seis alunos, que buscaram as seguintes informações.



I) Religião ou seita pouco conhecida ou desconhecida pelo grupo;
II) Crenças de seus adeptos;
III) Costumes em virtude dessas crenças;
IV)Discriminação sofrida pelos adeptos por causa de suas crenças e costumes.



Opinião do grupo:



V) Que motivos podem levar o sujeito a discriminar? Não falando somente da discriminação possivelmente sofrida por aqueles que foram alvo da pesquisa, mas da discriminação de um modo geral.
VI)Opcional / Sugestão para a linha da resposta: O que pode ser feito para reduzir a discriminação social? (Opcional porque será melhor trabalhada no debate, que já será sugerido como uma resposta a questão, pois a discussão desses problemas pode ser uma das formas de redução da discriminação social).


AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através da pesquisa entregue em laudas, da apresentação da mesma e do debate. O debate focalizará as questões V e VI da pesquisa. Os grupos irão expor e defender suas opiniões.


Grupo:

Rosane Narciso
Lizon Rocha
Rafaela Costa
Vinicius Rodrigues
Pablo Eduardo
Ana Lucia
Marilusse
Genisaura Lemos


AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

O grupo não dialogou com a matéria de jornal oferecida como ponto de partida para o plano. O desenvolvimento da estratégia metodológica também não ficou claro.

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